© 2019 by mr. eme since 74

MÁRIO MARQUES

intro//

 

Mário Dinis Marques tem a virtude de ser um dos mais eclécticos saxofonistas portugueses, dividindo e ao mesmo tempo complementando a sua carreira como saxofonista, professor universitário, produtor e compositor. Nasceu em 1972 na cidade de Alcobaça. Estudou no saxofone no Conservatório de Música de Lisboa onde concluiu, em 2002, a licenciatura em saxofone. Em 2105 concluiu o Doutoramento na Universidade de Évora.

Integra regularmente como músico solista a Orquestra Calouste Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra do Algarve. Colaborou em vários programas de Televisão e Teatro Musical e gravou com diversos grupos portugueses como The Gift; Silence4; Bernardo Sassetti , Amália hoje entre outros.

Tem merecido o crédito de diversos compositores que lhe tem dedicado obras como Daniel Bernardes, António Vitorino D´Álmeida, Luís Cardoso, Christopher Bochmann, Howie Smith, Petri Keskitalo, Jon Hansen entre outros.


Apresenta, no seu portfolio, como projetos pessoais os grupos Tubax, Rondó da Carpideira, The Postcard Brass Band, Mário Marques & Gonçalo Pescada e o Quarteto de Saxofones Saxofínia, onde para além de músico, trabalha na produção e edição discos.

Foi artista residente do Cine-teatro de Alcobaça no ano de 2008 e recentemente compôs a Banda Sonora do espetáculo Lúmen. Músico multifacetado e produtor musical de diversos discos tem aplicado essa experiência no estudo da interpretação musical e prática performativa, apresentando artigos em diversas conferências. É professor auxiliar no Departamento de Música da Universidade de Évora onde para além de docente é Diretor do Mestrado em Música.

É membro fundador da recentemente criada Associação Portuguesa de Saxofone e membro do painel organizador do II Congresso Europeu de Saxofone realizado em julho de 2017 na cidade do Porto. É artista da marca Cannonball saxofones e D´áddario palhetas.

DISCOGRAFIA: 

Estardalhaço da geringonça - Old tradition new ingnition

Saxofínia - Astortango

Saxofínia - Gershwin live in Alcobaça

Saxofínia -Portfólio

Saxofínia - Concertos para Bébes

The Postcard Brass Band - The Postcard Brass Band

The Postcard Brass Band - Pop & Roll

Bernardo Sassetti - Unreal Sidewalk  Cartoon

Banda Sinfónica Portuguesa - Duplo concertino para Sax tenor , tuba e banda sinfónica

O Rondó da Carpideira - Tributo a Michel Giacometti | 

Tubax Duo - Tubax

Musiking Shapes

Lúmen

CONCERTO | RECITAL SOLO

 

Uma viagem, através da história, que um saxofone nos faz empreender.

Proposta baseada numa criteriosa escolha de repertório que dá origem a um concerto que nos transporta para o barroco improvisado ou a saudade em japonês. O jazz feito musica do mundo ou um J.S.Bach numa Catedral.

 

A visão particular de conceitos musicais e o seu carácter inovador levou este concerto ao programa Prova Oral da Antena 3 com Fernando Alvim.

video//

RIDERS

download//

booking//

milton sampaio

e: palco.improvisado@gmail.com

t: (+351) 938 671 027

  • palco improvisado